domingo, 17 de julho de 2011

Cresce..mas mantêm o espírito

Quando crescemos e chegamos a uma certa idade, todos dizem para nos comportarmos como crescidos, porque já temos idade para isso. Mas então eu pergunto, desde quando é que são apenas algarismos que ditam a nossa vida? Que eu saiba não são eles que nos caracterizam. Mas porquê crescer? Crescemos em corpo, crescemos em mentalidade, mas e de espírito? Porque nos pedem para crescer? Nós já somos crescidos o suficiente, porque nos pedem para abandonar a nossa infância e o nosso mundo coberto de cores para passarmos a viver no deles, cinzento e sem verdadeiros sentimentos? Qual é o mal de não crescermos? Se crescemos em espírito torna-mo-nos chatos, cansados, sem paciência, apenas mais um a viver na monotonia. 
Quando passeio na rua vejo adultos e crianças, estas correm, gritam, rebolam-se pela relva, estatelam-se no chão, saltam, riem, choram, vivem no seu mundo que poucos conhecem mas que todos podem entrar, são felizes à sua maneira, mas quando olho para os adultos vejo-os medir as palavras, os actos, os gesto, vejo-os tentarem não fazer figuras e não passar vergonhas, vejo-os calados e a falar num sussurro, vejo-os a andar quase como mecanizados, vejo-os infelizes...
Não percebo qual é o mal de de vez em quando, já nem digo sempre, evocar-mos a nossa criança interior. Tantas vezes que me apetece andar descalça e sentir a relva nos pés, de andar de baloiço, de correr estrada fora sem saber onde vou dar, de gritar ao mundo que amo aquela pessoa, de cantar alto, de dançar no meio da rua, de dizer olá a todos os desconhecidos que por mim passam...mas só me dizem 'Maria Inês, comporta-te'. Como querem que cresça e que respeite o que me foi incutido se nunca se deram ao trabalho de tentar pelo menos conhecer o meu mundo? No meu mundo todos somos livres, todos podemos fazer o que nos apetecer e está aberto a todos, apenas têm de me tentar conhecer e merecer por isso.
E então grita, corre, salta, faz o que outros dizem ser vergonhoso (com limites, claro), voa à tua maneira, viaja por países, por mundos, pinta com as mão e lixa-te para os pincéis, escreve com caneta, esborrata e volta a tentar, constrói aviões de papel e atira-os da janela, avança contra as ondas vestida, anda de patins dentro de casa, atira-te dum avião e faz queda livre, põe musica aos altos berros e liberta-te, grita da janela que o mundo é teu, sobe ao terraço e sente-te livre, parte pratos para afastar a frustração, queima papel para te acalmares, abraça quem te apetecer, beija quem tiveres de beijar, anda à chuva sem o medo de te constipares, caga para o que os outros pensam e faz o que tu queres...resumindo, luta, tenta, esforça-te e faz tudo o que tenhas para fazer enquanto podes, sê feliz porque a felicidade não é para todos, só para quem a procura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário